Mastergel
03/05/12

Horst Peterhans lança livro sobre RTM

Responsável pela introdução do processo no Brasil, autor participou da fabricação de mais de 1 milhão de peças de compósitos.

Horst Peterhans é uma das maiores referências brasileiras no processo de moldagem de compósitos denominado RTM (sigla de Resin Transfer Moulding). Além de ter sido o responsável pela introdução dessa tecnologia no país em 1985, quando dirigia o departamento de engenharia da Tecnofibras, ele encabeçou dezenas de projetos que resultaram na fabricação de mais de 1 milhão de peças - o consumidor, quase sempre, foi a indústria automotiva. Toda essa experiência pode ser conferida agora no livro "Resin Transfer Moulding - RTM", que acaba de ser lançado pela editora Nova Letra.

Ao contrário do que parece, o livro de Peterhans não deve ser alojado exclusivamente na categoria "publicação técnica". Claro que há milhares de dicas sobre matérias-primas, moldes e cuidados ao longo da produção em RTM. A diferença fica por conta da forma inteligente, ácida e muitas vezes divertida com que o autor costura a abordagem científica com a sua vivência. Não chega a ser uma autobiografia, mas passa perto em vários trechos. Há espaços para arrependimentos, críticas e até homenagens aos concorrentes enfrentados por Peterhans durante os 35 anos em que trabalhou na Tecnofibras - desde 2010, ele é consultor da Mastergel Compósitos.

"Não sou o dono da verdade, mas espero que o livro contribua para a uniformidade do RTM no Brasil. Até hoje, cada empresa que decidiu adotá-lo criou regras próprias, o que muitas vezes impediu a obtenção dos melhores resultados e, como consequência, barrou a evolução desse sistema produtivo no país", afirma. Segundo a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), o RTM respondeu por apenas 18% do total de compósitos processados no Brasil em 2011 – a fabricação em moldes abertos, bem mais simples, deteve 51%. Peterhans levou cerca de quatro anos para concluir o livro. Boa parte foi consumida pela garimpagem dos seus arquivos pessoais, pilhas de anotações de um profissional bastante metódico, que registrou, em detalhes, os erros e acertos de cada trabalho em que esteve envolvido. "Mesmo que discordem de alguns dos meus conceitos, os leitores poderão se beneficiar da minha experiência para escapar de alguns problemas". E vem mais por aí. Em 2013, Peterhans promete lançar dois livros também sobre processos de moldagem de compósitos: um focado em SMC (sigla de Sheet Moulding Compound) e outro a respeito de spray-up (ou laminação por projeção).

Patrocinado pelas empresas Ashland e Mastergel Compósitos, o livro "Resin Transfer Moulding - RTM" será distribuído gratuitamente.

Fonte: SLEA Comunicação